Porém e para qualquer circunstância, a BE-ESJE sugere dois títulos das listas do Plano Nacional de Leitura, projeto Ler+, e um filme para este dia. O linha condutora destas sugestões é o cinema.
Ora vejamos e leiamos:
- "Um pai de filme", de António Skármeta.
Do mesmo autor de "O carteiro de Pablo Neruda", este é um livro recomendado pelo projeto Ler+ do Plano Nacional de Leitura. António Skármeta é um escrito chileno que vive na Alemanha desde 1973 e tem outras obras notáveis como "A rapariga do trombone" e " A dança da Victória".
Da sinopse do livro (wook.pt) sobressai o seguinte:
"Numa aldeia decadente e remota do Chile, onde uma simples ida ao cinema ou ao bordel implica uma viagem num velho comboio, também ele em vias de extinção, vive, com a sua mãe, um jovem professor primário cheio de sonhos literários e o natural desejo de encontrar o amor e descobrir o sexo.
Nesse microcosmos, personagens magistralmente retratadas pelo autor vivem as suas vidas modestas, mas nem por isso desprovidas de sentimentos e ambições - a sua mãe, Cristián, o padeiro e grande amigo do seu pai, um francês que se foi embora da terra no próprio dia em que o mestre-escola, concluído o seu curso, regressavam, as atraentes e casadoiras irmãs Gutiérrez, irmãs do seu aluno Augusto, um jovem de 15 anos, obcecado pelo desejo de perder a virgindade e ir pela primeira vez para a cama com uma mulher, outros alunos e uma prostituta que gosta de Geografia. Sem nada que o fizesse prever, aparece também Emílio, "comme Zola", um bebé, filho ilegítimo do seu pai.
A acção é breve, mas intensa, e no final, Jacques, o professor, mais maduro, resolve os problemas sentimentais próprios e os daqueles que lhe são próximos."
- " O clube de cinema", de David Gilmour.
Trata-se de uma obra aconselhada pelo projeto Ler+ do Plano Nacional de Leitura, pelo que os pais podem partilhá-lo com os filhos adolescentes. Transcrevemos a sinopse do sítio "wook.pt" para melhor apresentação: "Quando o seu filho Jesse tinha 15 anos, David Gilmour tomou uma decisão que muitos pais e educadores considerariam radical: deixou o filho desistir da escola. Esta decisão, contudo, não teve nada de simples ou fácil. Ao ver o filho debater-se com a falta de motivação e as dificuldades em estudar, concentrar-se e ter notas positivas, David Gilmour percebeu que talvez a escola não fosse o ambiente ideal de aprendizagem para o filho - e que as probabilidades de que ele não acabasse a escolaridade eram elevadas. Assim, permitiu que deixasse a escola; em contrapartida, exigiu que o filho adquirisse com o pai (um notável crítico de cinema) alguma forma de educação alternativa para a vida, o amor e o crescimento pessoal. A condição para o filho deixar a escola era passar três noites por semana a ver um filme com o pai - aquilo a que chamaram O Clube de Cinema.
"Interestalar" de Crhistopher Nolan
É um filme épico de ficção científica, de Christopher Nolan, que tem na relação entre pai e filha no centro da narrativa. Quando o piloto/engenheiro Cooper decide liderar uma missão espacial na esperança de encontrar um novo planeta para a Humanidade, teve que deixar os seus filhos para trás. No entanto, no espaço o tempo passa de maneira diferente para Cooper e para Murph, sua filha, na Terra. Murph cresce ressentida com o pai por tê-la abandonado e não ter assistido às principais fases e momentos da sua vida. O filme aborda a questão do sacrifício da unidade familiar em prol de uma família maior, a Humanidade.
Ter o "trailer" oficial aqui: https://www.youtube.com/watch?v=BYUZhddDbdc
Pipocas para o filme, boa luz para a leitura.
Até Breve!!!!
Sem comentários:
Enviar um comentário