30 novembro 2021

SARAMAGO, CEM ANOS, CEM CITAÇÕES – 15



«Do chão sabemos que se levantam se searas e as árvores, levantam-se os animais que correm os campos ou voam por cima deles, levantam-se os homens e as suas esperanças. Também do chão pode levantar-se um livro, como uma espiga de trigo ou uma flor brava. Ou uma ave. Ou uma bandeira. Enfim, cá estou outra vez a sonhar. Como os homens a quem me dirijo.»

“Levantado do chão”

29 novembro 2021

SARAMAGO, CEM ANOS, CEM CITAÇÕES – 14

«O que há mais na terra é paisagem. Por muito que do resto lhe falte, a paisagem sempre sobrou, abundância que só por milagre infatigável se explica, porque a paisagem é sem dúvida anterior ao homem, e apesar disso, de tanto existir, não se acabou ainda. (…) não falta cores a esta paisagem. Porém, não é só de cores. Há dias tão duros como o frio (…), outros em que nãos e sabe de ar para tanto calor: o mundo nunca está contente, se o estará alguma vez, tão certa tema morte.. (…) Tanta paisagem. Um homem não pode andar por cá uma vida toda e nunca se achar, se nasceu perdido.»


 “Levantado do chão”

28 novembro 2021

SARAMAGO, CEM ANOS, CEM CITAÇÕES - 13


«Olharei a tua sombra se não quiseres que te olhe a ti, disse-lhe, e ele respondeu, Quero estar onde a minha sombra estiver, se lá é que estiverem os teus olhos. Amavam-se e diziam palavras como estas (…)»

“O Evangelho segundo Jesus Cristo”

SARAMAGO, CEM ANOS, CEM CITAÇÕES - 12

 

«(…) e de repente desapareceu da vista. Fez plof e sumiu-se. Há onomatopeias providenciais. Imagine-se que tínhamos de descrever o processo de sumição do sujeito com todos os pormenores. Seriam precisas, pelo menos, dez páginas. Plof»

"     "A viagem do elefante"

26 novembro 2021

SARAMAGO, CEM ANOS, CEM CITAÇÕES – 11

   

“tudo é biografia. Tudo é vida vivida, pintada, escrita: o estar vivendo, o estar pintando, o estar escrevendo: o ter vivido, o ter escrevido, o ter pintado”

“ Manual de pintura e caligrafia”


11- SARAMAGO, CEM ANOS, CEM CITAÇÕES - 10


«Têm razão os cépticos quando afirmam que a história da humanidade é uma interminável sucessão de ocasiões perdidas. Felizmente, graças à inesgotável generosidade da imaginação, cá vamos suprindo as faltas, preenchendo as lacunas o melhor que se pode, rompendo passagens em becos sem saída e que sem saída irão continuar, inventando chaves para abrir portas órfãs de fechadura ou que nunca a tiveram.»

"A viagem do Elefante»

24 novembro 2021

23 novembro 2021

SARAMAGO, CEM ANOS, CEM CITAÇÕES – 8

“Caem sobre ele (o silêncio) as palavras. Todas as palavras boas e as más. O trigo e o joio. Mas só o trigo dá pão.”


“A jangada de pedra”

22 novembro 2021

SARAMAGO, CEM ANOS, CEM CITAÇÕES – 7


«Vai descendo por esta álea como lhe disseram, à procura  do quatro mil duzentos e setenta e um, roda que amanhã não anda, andou já, e não andará mais, saiu-lhe o destino e não a sorte. A rua desce suavemente, como em passeio, ao menos não foram esforçados os últimos passos, a derradeira caminhada, o final acompanhamento, que a Fernando Pessoa ninguém tornará a acompanhar, se em vida realmente o fizeram aqueles que em morto o seguiram, é este o cotovelo que devemos virar. Perguntamo-nos que viemos cá fazer, que lágrima foi que guardámos para verter aqui, e porquê, se as não chorámos em tempo próprio, talvez por ter sido então menor a dor que o espanto, só depois é que ela veio, surda como se todo o corpo fosse um único  músculo pisado por dentro, sem nódoa negra que de nós mostrasse o lugar do luto.«

  José Saramago, “O ano da morte de Ricardo Reis”

21 novembro 2021

19 novembro 2021

SARAMAGO, CEM ANOS, CEM CITAÇÕES - 4


1    “E se as histórias para crianças passassem a ser de leitura obrigatória para os adultos? Seriam eles capazes de aprender realmente o que há tanto tempo têm andado a ensinar?”

 “A maior flor do mundo”

18 novembro 2021

SARAMAGO, CEM ANOS, CEM CITAÇÕES - 3

 

NO DIA MUNDIAL DA FILOSOFIA -
"Pensar, pensar... Acho que na sociedade atual nos falta filosofia. Filosofia como espaço, lugar, método de reflexão, que pode não ter um objetivo determinado, como a ciência, que avança para satisfazer objetivos. Falta-nos reflexão, pensar, precisamos do trabalho de pensar, e parece-me que, sem ideias, não vamos a parte nenhuma."

J. Saramago, entrevista à revista do jornal "Expresso", 11de outubro de 2008

17 novembro 2021

SARAMAGO, CEM ANOS, CEM CITAÇÕES – 2


     
   

«A viagem não acaba nunca. Só os viajantes acabam. E mesmo estes podem prolongar-se em memória, em lembrança, em narrativa. Quando o visitante se sentou na areia da praia e disse:
“Não há mais o que ver”, sabia que não era assim. O fim de uma viagem é apenas o começo de outra. É preciso ver o que não foi visto, ver outra vez o que se viu já, ver na primavera o que se vira no verão, ver de dia o que se viu de noite, com o sol onde primeiramente a chuva caía, ver a seara verde, o fruto maduro, a pedra que mudou de lugar, a sombra que aqui não estava. É preciso voltar aos passos que foram dados, para repetir e para traçar caminhos novos ao lado deles. É preciso recomeçar a viagem. Sempre.»

    “Viagem a  Portugal”

16 novembro 2021

SARAMAGO, CEM ANOS, CEM CITAÇÕES - 1


“Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara.”

Epígrafe do "Ensaio sobre a cegueira", citando o "Livro dos Conselhos" de El-Rei D. Duarte

Centenário de José Saramago

 "No dia 16 de novembro de 2021 assinala-se o início das comemorações do centenário do nascimento de José Saramago que decorrerão durante um ano, até 16 de novembro de 2022. Esta celebração tem como principais objetivos consolidar a presença do escritor na história cultural e literária, em Portugal e no estrangeiro, e prestar homenagem à sua figura como cidadão. 

As Bibliotecas Escolares e os professores de Português pretendem associar o AEJE a esta celebração, pelo que sugeriram que a data seja assinalada com uma atividade comum a todo o Agrupamento. Assim, no dia 16 de novembro, no primeiro momento letivo de cada turma, todos irão evocar a obra de José Saramago, de acordo com o nível de ensino. 

  • Nos grupos do Pré-escolar e nas turmas do 1º ciclo, assistirão à curta metragem A maior flor do mundo, disponíve no site da BE. 

  • Nas turmas do 2º CEB, um aluno da turma/ o professor lerá um excerto (em anexo) do livro O silêncio da água. 

  • Nas turmas do 3º CEB, um aluno da turma/ o professor lerá um excerto (em anexo) do livro O conto da ilha desconhecida. 

  • Nas turmas do ensino secundário, um aluno da turma/ o professor lerá um excerto (em anexo) do livro Intermitências da Morte."



À entrada da biblioteca da ESJE uma composição em "puzzle" destaca o autor e a sua obra.

15 novembro 2021

Centenário de José Saramago




O centenário de José Saramago, cuja celebração amanhã se inicia, tem logótipo da autoria do espanhol Manuel Escada (ver sítio da da Fundação José Saramago).

A Fundação José Saramago divulgou em 9 de fevereiro o novo logótipo criado para o centenário pelo ‘designer’ espanhol Manuel Estrada, autor também do logo da fundação.

Manuel Estrada explica que começou a desenhar o logótipo do Centenário de José Saramago a partir dos dois zeros contidos no número cem.

“É um numero que está cheio de significado, cem anos é um século e um marco. Os dois zeros são como os olhos abertos da criança descrita em ‘As Pequenas Memórias de José Saramago’”, explica o artista, acrescentando que “os olhos de José Saramago sempre estiveram muito abertos para ver o mundo, para descrevê-lo e para mudá-lo.”

Foram concebidas duas versões para o centenário: a primeira, apenas tipográfica, chamada pelo criador de “logo principal”, insere o numeral cem na palavra Saramago (nas três últimas letras) para criar uma imagem que “diz tudo o que tem de dizer” com a simples fusão de palavras Saramago com 100.

 

 

11 novembro 2021

JOSÉ SARAMAGO É O AUTOR DO MÊS DO PLANO NACIONAL DE LEITURA

 O Plano Nacional de Leitura  (PNL) é uma das instituições parceiras da Fundação José Saramago no programa do centenário do autor.

O PNL escolheu José Saramago como autor a ser lembrado no mês de novembro. Além da biografia do escritor, a página do PNL destaca o início das comemorações do centenário. A secção pode ser consultada aqui: 

Plano Nacional de Leitura (pnl2027.gov.pt)

Centenário do nascimento de José Saramago

Assinala-se a 16 de novembro de 2022 o centenário de José Saramago. Tal como em circunstâncias semelhantes acontece com outros grandes vultos, a efeméride constituirá uma oportunidade privilegiada para a consolidação da presença do escritor na história cultural e literária, em Portugal e no estrangeiro.

Conheça as linhas gerais do programa do centenário.

O que ficou para a História no dia 11 de novembro

1918

É assinado o armistício da Grande Guerra 1914-18. O cessar-fogo entra em vigor à 11.ª hora do 11.º dia do 11.º mês.

1975

Agostinho Neto proclama, em Luanda, a independência e a formação da República Popular de Angola. Em Nova Lisboa, UNITA e FNLA proclamam a República Democrática de Angola. Começa a Guerra Civil no novo país.

1982

O Columbia é o primeiro vaivém a ser posto em órbita.

1984

A atleta portuguesa Aurora Cunha sagra-se, em Madrid, campeã mundial de estrada.

2012

O argentino Lionel Messi bate o máximo de golos do brasileiro Pelé num ano, ao passar a contar 76 tentos em 2012, com o "bis" em Maiorca (4-2), na 11.ª jornada da Liga espanhola de futebol.

2016

Morre, com 82 anos, o poeta e músico canadiano Leonard Cohen.

Hoje deixamos uma sugestão musical: uma canção de Leonard Cohen, "Dance me to the end of love", que, embora tenha a estrutura de uma música de amor, foi inspirada no Holocausto.  O compositor disse certa vez: "é curioso como surgem as canções, porque a origem de cada uma tem um grão ou uma semente que alguém lhe entrega... o processo de escrever uma canção é misterioso". 

Sigamos o link:

Leonard Cohen - Dance Me To The End Of Love - live O2 World Hamburg 2013-07-14 - Bing video


08 novembro 2021

"A QUEDA DO MURO DE BERLIM E A CRIAÇÃO DE NOVAS BARREIRAS NA EUROPA"

 É este o título da palestra que ocorrerá amanhã no auditório da ESJE, com a participação do Dr Paulo Vila Maior, pelas 10.30. na biblioteca poderá ser visto, ao longo do dia, uma projeção sobre a temática, numa iniciativa do núcleo de estágio de História.

Assim se assinala a data de  9 de novembro de 1989, em que ocorreu um evento crucial na História mundial, a queda do muro de Berlim ("mauerfall", em alemão), que marcou o fim da "cortina de ferro" e da Guerra Fria,  a reunificação alemã e o início da queda do comunismo na Europa central e oriental.



04 novembro 2021

Web Summit 2021

 

Web Summit 2021 decorre de 1 a 4 de novembro, em Lisboa na Altice Arena e na Fil. Trata-se de um dos mais importantes eventos mundiais de tecnologia, empreendedorismo e inovação. Depois da passagem para o digital em 2020, Lisboa volta a ser a casa da Web Summit e, por esse motivo, milhares de pessoas de diferentes países do mundo visitam esta cidade.

 De recordar que em 2019, ou seja, antes do surgimento da pandemia da Covid-19, a cimeira recebeu cerca de 70 mil pessoas.  

Em Lisboa, a Web Summit vai reunir mais de 1.000 oradores, cerca de 1.250 startups, 1.500 jornalistas e mais de 700 investidores, escreve o  CEO do evento, Paddy Cosgrove.

A edição deste ano, na qual serão discutidos temas como tecnologia e sociedade, entre outros, vai contar com a presença, por exemplo, das seguintes personalidades:

·         A comediante Amy Poehler;

·         O presidente da Microsoft, Brad Smith; 

·         A comissária europeia Margrethe Vestager;

·         O jogador de futebol Gerard Pique.

·         O coordenador da Task Force para a vacinação contra a Covid 19 em Portugal, vice-almirante Gouveia e Melo. 

Web Summit | Lisbon | Where the tech world meets

https://websummit.com

Watch our Web Summit 2021 trailer. Portugal at Web Summit . In 2016, the city of Lisbon gave us an incredible welcome, and it’s helped make Web Summit a truly unforgettable event year after year ever since. Portugal is still our home, and in 2020 we got to share it with the rest of world online.