É difícil alterar rotinas. Exclui-se desta afirmação o período de férias. Aí, corpo e espírito, parecem ir preparando-se para a mudança de horários, de hábitos e automatismos. Antecipamos o momento e estamos preparados. Não é o caso.
Para os pais, professores e alunos de todos os ciclos, a pandemia trouxe-lhes sem aviso a alteração das rotinas diárias. Os pais estão em teletrabalho ou trabalho por turnos, os professores estão a trabalhar em casa (alguns nos estabelecimentos de ensino) tentando minorar por todos os meios a sua ausência da escola e os alunos estarão a realizar trabalho e estudo doméstico com afinco e dedicação.
Dizem os entendidos que, sendo transitório este período que atravessamos, convém não alterar radicalmente o que vinha sendo feito até aqui. Assim, levantar-se à mesma hora, fazer a higiene pessoal, tomar um bom pequeno almoço com uma agradável conversa familiar e e fazer o plano diário de atividades, ajudam a programar o dia e a ter objetivos. Estabelecer horários de estudo, de refeições, de diversão e relaxe, de exercício físico, de desconexão (telemóvel, redes sociais, videojogos) e dedicar um pouco de tempo à leitura, parece-nos um bom programa para o dia...
Para quem gosta de ler em formato digital, propomos para hoje um sítio onde podem encontrar muitas sugestões de leitura.
É só querer....
Sem comentários:
Enviar um comentário