15 dezembro 2020

O espião que veio do frio

 

Para os mais novos, John le Carré (outubro 1931-dezembro 2020) será apenas mais um nome, mas para os mais velhos que gostam de leitura e sobretudo novelas ou romances policiais é um escritor mítico deste sub-género da prosa narrativa.

John le Carré  é o pseudónimo de David John Moore Conrwell, um ex-espião bitânico que se tornou escritor e professor no célebre colégio de Eton. Espião, diplomata, professor e escritor, é uma individualidade  fascinante como demonstra a sua obra escrita.

A editoras portuguesas que mais romances editaram deste autor foram a Europa-América e a D. Quixote , num total de 25 romances de espionagem

O cinema e a televião adaptaram algumas das suas obras mais apreciadas, recorrendo a atores não menos famosos e de elevada qualidade. Recordemos alguns: Richard Burton, Pierce Brosnan, Michelle Pfeiffer, Diane Keaton, Sean Connery, Colin Firth e outros, em filmes como ; "O espião que saiu do frio", "O alfaiate do Panamá", "O fiel jardineiro", "A casa da Rússia", "A rapariga do tambor", "O espião que sabia demais"e "A toupeira"...




          

09 dezembro 2020

Eduardo Lourenço - a saudade sentida



A um de dezembro de 2020 morreu Eduardo Lourenço (1923-2020), o maior ensaísta português do séc.XX. O país perdeu um pensador ao serviço da Nação.  Lúcido e acutilante, "vê-lo e ouvi-lo pensar ao vivo foi um dos privilégios do Portugal democrático".

O jornal Público publicou um dossier muito completo com artigos de várias personalidades  que testemunham e refletem sobre a obra e o pensamento de Eduardo Lourenço.

Para saber mais: Especial: Eduardo Lourenço (1923-2020) | PÚBLICO (publico.pt)